Rede Verde de Condomínios


 

 

 


O programa Rede Verde de Condomíniostem como objetivo promover as pequenas ações, que juntas serão grandes e transformarão uma cidade, uma nação e todo planeta.

Rede Verde de Condomínios é um programa de gestão e educação ambiental que orienta o cidadão a aplicar a coleta seletiva, fomenta o controle logístico, quantifica e aponta onde estão localizados os recicláveis na cidade.

O programa promove a comunicação, a segurança e a organização administrativa e operacional do condomínio.

Um programa 100% web, 24 horas por dia a sua disposição, com protocolos de seguranças criptografados, protegidos contra ataques de hackers, hospedados em servidores da mais alta segurança.

Cadastros dos condôminos seguros e protegidos, nossa politica de privacidade não fornece suas informações pessoais, nem permite que outro usuário do condomínio veja suas informações.


 

Gestão de Responsabilidade Compartilhada, inicia com o consumidor pelo processo do retorno dos resíduos após uso do produto e/ou embalagens,a coleta seletiva é o inicio da Logística Reversa.
Ultrapassamos os sete bilhões de pessoas no planeta e para suprir as necessidades da sociedade faz aumentar as indústrias, com isso aumenta a quantidade de resíduos orgânicos e inorgânicos.

Devido a grande quantidade de lixo, reciclar e/ou se reeducar torna obrigatório para a manutenção da saúde do planeta, os aterros sanitários estão estagnados, e os reciclados são matéria prima para novos produtos.

A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o "conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos e embalagens."


Diretrizes do Programa de Gestão Sócio Ambiental:
- Educação Ambiental
- Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Plástico, Vidro, Metal, Papel, Eletrônicos, Lâmpadas, Pilhas e Baterias)
- Coleta de Óleo Vegetal
- Descarte Consciente de Medicamentos
- Monitoramento (Empresas Coletoras de Resíduos)

- Minhocários (compostagem)
- Pássaros Livres
- Bicicletário
- Lavanderia Coletiva
- Água de Reuso (Cisternas)
- Uso Racional de Energia e Água
- Calçada Verde Azul
- Lavagem a seco de veículos
- Mobilidade Física / Comunicação / Urbana

 

As diretivas são concentradas em pequenas ações diárias dos condôminos que juntas alcançaram o desenvolvimento sustentável.

 

IGR – Índice de Gestão de Resíduos= O objetivo do programa é avaliar a gestão responsável de resíduos nos condomínios em todas as regiões, e esta identificação auxiliará os municípios na aplicação da gestão de responsabilidade compartilhada dos resíduos sólidos, junto a empresas fabricantes e empresas que recolhem os resíduos.

 




Empresas Coletoras de Resíduos Monitoradas integradas ao sistema possuem um chip que é instalado em seus veículos de transporte cadastrado (Caçambas, Vans, Caminhões, VUC, etc.) 

O sistema é acionado na partida do condomínio com o resíduo coletado e ao entrar no centro de reciclagem nosso programa é informado que foi entregue o resíduo no destino final.


 

A logística Reversa será administrada por células para facilitar o recolhe, trabalharemos por região em cada município, identificando e quantificando o volume e o tipo de cada resíduo como o plastico, vidro, papel, metal, descarte de remédios, pilas e baterias, óleo vegetal, lâmpadas etc.

O objetivo é evitar o descarte irregular em áreas urbanas e de preservação ambiental, como terrenos baldios, leitos de rios e matas.

O programa evita que o condômino seja multado por jogar resíduos de forma irregular. 

 

Acordo Setorial
Entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS está à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial.

A Lei nº 12.305/2010 dedicou especial atenção à logística reversa e definiu três diferentes instrumentos que poderão ser usados para a sua implantação: regulamento, acordo setorial e termo de compromisso.

O acordo setorial é um "ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos como alguns resíduos abaixo".

 

· Resíduos da construção civil

· Embalagens plásticas de óleos lubrificantes;

· Lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;

· Produtos eletroeletrônicos e seus componentes;

· Embalagens em geral;

· Resíduos de medicamentos e suas embalagens.



Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Óleo Vegetal
A crescente preocupação com a preservação dos recursos naturais e com a questão de saúde pública associada a resíduos sólidos indica que políticas públicas para tratar desses temas tendem a ser cada vez mais demandadas pela sociedade.

Nosso programa de Gestão integrada de resíduos sólidos, nas escalas regional e/ou estadual será mapeado, quantificando e qualificando os resíduos sólidos dos condomínios e onde foram entregues cada tipo de resíduo.

Óleo de cozinha e medicamentos, dois dos maiores poluidores das águas, promovemos o recolhe adequado nos condomínios integrantes de nosso programa.

A Companhia Ecológica toma a iniciativa em promover a Rede Verde de Condomínios, para colocar na prática o termo "Sustentabilidade”. Buscando a eficiência logística de implantação fomentamos de forma prática junto ao consumidor final em um modulo experimental com muita educação ambiental.


Gestão Integrada do Rede Verde de Condomínios e REDE VERDE NA EDUCAÇÃO


 


 A Companhia Ecológica enviará a prefeitura um ofício informando que o referido condomínio, implantou a coleta seletiva e seus reciclados e que o condominio diminuiu o volume de seu lixo orgânico, pois implantou o projeto Pássaros Livres e a 

 

compostagem através dos minhocários que transformam os resíduos orgânicos em adubo, biofertilizante e pesticida natural.

 


Estudos realizados em condomínios observou que uma das dificuldades é a comunicação com os moradores, sendo este um dos problemas para implantação da coleta, mas a maior reclamação dos síndicos é sobre a mecânica de recolhimento dos lixos reciclados.

A COMPANHIA ECOLÓGICA solicitará a prefeitura o recolhe dos recicláveis, conforme a Lei de Politica Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305).

Diferencial de implantação:

Colocaremos a disposição dos síndicos um programa dinâmico de processamento de dados online de fácil operação para colaborar com os síndicos na administração e na comunicação com seus condôminos.

Disponibilizamos um guia para aplicação da coleta seletiva, acompanhada de uma campanha com instruções e dicas de como envolver as crianças do condomínio que atuarão de forma direta na conscientização.

Nosso programa começa nas escolas na REDE VERDE NA EDUCAÇÃO, onde os projetos alcançam as crianças e jovens.
Promoveremos o projeto pássaros livres, minhocários, implantação de cisternas e utilização da água de reúso, implantação de bicicletários, uso racional de energia e água, lavanderia coletiva etc.

Síndico Mirim

O Rede Verde de Condomínios levará essa proposta aos moradores e para isso precisamos de especialistas no assunto, "as crianças, os jovens”.

Os jovens são os mais preparados para auxiliar o síndico e conselho na aplicação da coleta seletiva, esta nova geração desde sua base escolar está sendo preparada para realizar a tarefa de colocar em prática a sustentabilidade.

Disponibilizaremos ferramentas para os jovens aplicarem juntos aos condôminos, promoveremos campanhas pontuais. 


Recursos do Sistema aos Condomínios

Cada condomínio terá um site exclusivo, com recurso de banco de processamento de dados online com (Login e Senha) que atenderá os problemas que os síndicos enfrentam, além de reduzir o consumo de papel.

Os condôminos poderão a qualquer momento verificar a prestação de contas ou fazer uma reserva para o salão de festas,uma sugestão,reclamação e até votar em Assembleias digitais online e etc.

Cada unidade recebe um e-mail exclusivo com (Login e Senha), o qual leva o nome de seu prédio e numero do apartamento exemplo: (primavera112@condominio....com.br), caso a unidade esteja alugada o locatário receberá também um e-mail acrescido das letras (Lo), (primavera112lo@condominio....com.br), todos hospedados em nosso servidor, sendo que o locatário só votará caso tem procuração.

Além das soluções acima como agendamentos, reclamações, segurança, CFTV, controle de acesso com biometria que controlará os funcionários do condomínio e das unidades (folha pgto.), prestações de contas, estoque, wi fi nas áreas comuns etc.


Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Reflexo exatamente dessas demandas, foi sancionada a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que reúne o conjunto de diretrizes e ações a ser adotado com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.

O estabelecimento de um marco regulatório nessa área deve ser entendido como um instrumento indutor do desenvolvimento social, econômico e ambiental.

BENEFICIOS DO SISTEMA PARA O CONDOMÍNIO:

 · O condomínio recebe um site exclusivo que é um banco de dados e possui todas as funções necessárias para centralizar a administração e controle das necessidades do condomínio.

· Cada unidade, (apartamento) recebe um e-mail, este e-mail é usado para logar-se no site exclusivo do condomínio.

· É recomendável uma conexão de banda larga de no minimo 01 mega, para que consiga ver as câmeras de segurança on-line.

· Você poderá usar o sistema de qualquer lugar do planeta que tenha internet e controlar quem esta entrando e saindo de sua residência, programando agendamentos de salão de festa, churrasqueira, bloqueando ou liberando a entrada de visitantes, reclamações e sugestões, etc.

· Nosso sistema é seguro, contamos com rigorosos sistemas de proteção e monitoramento com intuito de impedir invasão do sistema, efetuamos backup de todas as informações diariamente, assim você não precisa se preocupar em perder alguma informação importante.

· Todas as informações do seu condomínio não ficam armazenadas em seus computadores e sim em um Datacenter, um local especializado em garantir a segurança de dados e servidores, o qual possui monitoramento 24 horas por dia, durantes todos os dias do ano, com a presença de técnicos especializados que garantem a proteção dos seus dados contra as contaminações de vírus e das invasões de hacker, seus dados estão mais seguros no Datacenter que em seu computador.

· Essa segurança impede um condômino veja as informações de outro condômino.

· O controle de acesso por biometria, depois de implantado trará ao condomínio uma segurança total sobre quem entra e sai com horários exatos, sem a possibilidade de engamos de registro, esse controle funciona como prevenção a furtos.

· Sistema de CFTV, você poderá ver ao vivo todas as câmeras de seu condomínio.

· Nas áreas comuns dos condomínios ao logar-se o morador poderá usar o WI-FI do condomínio, caso o condomínio disponibilize o sinal aos moradores.

Nosso programa prevê o cadastramento de todas as empresas que atendem as normas ambientais para coletas, essas coletoras integradas ao sistema possuem um chip instalado em seus veículos de transporte cadastrado.

 


Rede Verde de Condomínios 

"Alguns são culpados, mas todos responsáveis por um Futuro Sustentáveis".€