Calçada Verde Azul




O projeto Calçada Verde Azul propõe que:


Calçadas que disponham de largura superior a 1,50m que seja plantada 0,50m de grama, em frente aos condomínios, casas e empresas junto à guia da calçada em toda a cidade.

Este Projeto tem como principal objetivo, conscientizar a população da necessidade de diminuir a velocidade das águas das chuvas em direção aos rios, sendo que as chuvas intensas inundam a maior parte das grandes metrópoles, causando enormes prejuízos a seus habitantes.

A cada m² de grama (o VERDE) retém até 100 litros de água (o AZUL). 

Calçada Verde Azul, fará a diferença

Precisamos desimpermeabilizar o solo das cidades, só assim as águas das chuvas poderão alimentar os lençóis freáticos, "nossos rios subterrâneos”.

Como todas as ruas, calçadas, quintais e espaços abertos da cidade estão asfaltados ou cimentados, as águas das chuvas rapidamente escorrem para ralos, bocas de lobos e em pouco tempo estão nos rios, sendo que, logo após as chuvas pararem, já encontraremos nossas ruas e calçadas nos lugares mais altos secas e as baixadas alagadas.

          

Ao reter esta água nas gramas estaremos colaborando com a umidade relativa do ar.

Aparência Estética – A cidade será valorizada no aspecto estético, quebrando um pouco da frieza de nossas ruas, dando um charme a cidade.

Quando as calçadas das cidades estiverem com os 50 centímetros de grama junto à guia da calçada, estarão prontas para receberem o plantio de árvores, pois as árvores necessitam desta água que entra nos solos das cidades para seu desenvolvimento.

São Paulo, por exemplo, era a "São Paulo da garoa” agora é São Paulo das enchentes, da poluição e do stress!

 

Não espere que sua cidade fique totalmente impermeabilizada.


Calçada Verde Azul inicie o plantio de imediato e de forma espontânea, só depende de nós para termos uma vida melhor.

 


Faça a sua parte, participe!